INDÚSTRIA DE LOUÇA SANITÁRIA COMO AGREGADO PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETO E ARGAMASSA

Autores

  • Juzélia Santos da Costa profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    IFMT - Campus Cuiabá
  • Celso Aparecido Martins cmartins@power.ufscar.br
    UFSCar
  • João Baptista Baldo baldo@power.ufscar.br
    UFSCar

10.0000/cabwvj95

Resumo

A análise química do agregado de rejeito da indústria de louça sanitária é importante para a detecção da presença de reação álcali-agregado (RAA). Existem vários métodos de ensaio, que podem detectar previamente a reatividade de agregados frente aos hidróxidos de sódio ou potássio presentes na pasta de cimento hidratada. Para a confecção de concreto e argamassa a partir do material reciclado, os agregados foram reduzidos até que tivessem granulometria próxima da areia de rio e da brita. As análises detiveram-se à determinação da reatividade potencial álcali-agregado. Os resultados da caracterização química e física indicaram a predisposição do material para ser utilizado como agregado em argamassa e concreto, devido à disponibilidade dos resíduos, as boas propriedades apresentadas e os ganhos em custos, além do gerenciamento ambiental (CALAVERA, 1991).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juzélia Santos da Costa, IFMT - Campus Cuiabá

    Doutora em Ciências dos Materiais, pela Universidade Federal de São Carlos-SP (UFSCar); professora do Depto de Construção Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá.

  • Celso Aparecido Martins, UFSCar

    Doutor em Engenharia de Materiais, pela Universidade Federal de São Carlos-SP (UFSCar); professor do Depto de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar-SP.

  • João Baptista Baldo, UFSCar

    Doutor em Engenharia de Materiais, pela Universidade Federal de São Carlos-SP (UFSCar); professor do Depto de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar-SP.

Downloads

Publicado

31-10-2009

Métricas


Visualizações do artigo: 0     PDF downloads: 0

Edição

Seção

Artigos