ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DO ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O APLICATIVO MOSAIK 3D.

Autores

  • Sidinei Cruz Sobrinho sidineisobrinho@hotmail.com
    IFSUL
  • Janaíne Della Santa janaineds7@gmail.com
    Especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação - IFSUL

10.0000/jajwhs90

Palavras-chave:

Educação, Física, tecnologias educacionais, astronomia, ensino de física, educação básica

Resumo

A pesquisa realizada partiu do pressuposto da importância em alfabetizar os estudantes cientificamente, obter mais estudos em ensino de astronomia e relacioná-los com as tecnologias na educação. Assim, buscou verificar, por meio de uma proposta didática, a possibilidade de desenvolvimento da alfabetização científica, no ensino de astronomia, a partir do aplicativo Mosaik 3D: sistema solar. A proposta didática ficou estruturada em problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento, utilizando como recursos o Vysor, Mosaik 3D: sistema solar e questionário. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada na rede pública municipal de ensino, com duas turmas do nono ano do ensino fundamental dois, na disciplina de Física. Para chegar aos resultados foram analisados diálogos entre os estudantes a respeito do assunto e os questionários respondidos por eles. O estudo apontou validade para a pesquisa, salientando a necessidade de pesquisas na área de formação continuada dos professores em relação as tecnologias na educação. A presente pesquisa é resultado do trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagens e Tecnologias na Educação, no IFSUL campus Passo Fundo.

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Biografia do Autor

  • Janaíne Della Santa, Especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação - IFSUL

    Graduada em Física Licenciatura - UPF - campus Passo Fundo. Especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação - IFSUL - campus Passo Fundo - RS.

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Publicado

17-12-2020

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Edição

Seção

Multidisciplinar