RESULTADOS PRELIMINARES DE UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCAÇÃO SEXUAL JUNTO A EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ

Autores

  • Rita Aparecida de Oliveira profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    CEFEMT
  • Clariza Prado de Sousa profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    PUC-SP

10.0000/68dp3720

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de estudo piloto realizado comcinco professores da educação básica que lecionam em escolas públicas cuiabanas.  Em 2006, o grupo respondeu 20 questões de entrevistas. Objetivou-setestar roteiro de entrevista da pesquisa mais abrangente referenciada pela Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978). Os docentes reconhecem a importância da educação sexual escolar, no entanto ela aparece um pouco distante como trabalho transversal e esbarra na formação profissional que gera incertezas, despreparo e insegurança aos docentes. Os conteúdos encontrados parecem intrincados às Representações Sociais (RS) de escolas e estas não podem ser consideradas desvinculadas de outros sistemas dos quais parece se tornar dependentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rita Aparecida de Oliveira, CEFEMT

    Doutoranda em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); professora de Filosofia do Cefet-MT.

  • Clariza Prado de Sousa, PUC-SP

    Professora do Programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação, vinculado à PUC-SP.

Downloads

Publicado

30-10-2008

Métricas


Visualizações do artigo: 1     PDF downloads: 0

Edição

Seção

Artigos