ANÁLISE ENUNCIATIVO-DISCURSIVA DO GÊNERO PUBLICITÁRIO

Autores

  • Edsônia de Souza Oliveira Melo profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    CEFEMT

10.0000/8nb67v92

Resumo

Neste artigo, pretende-se, sob a perspectiva enunciativo-discursiva da Análise do Discurso, segundo Maingueneau, e discursiva de gêneros, segundo Bakhtin, fazer algumas reflexões em relação aos recursos verbais e não-verbais na publicidade impressa simplificada. Assim, ele se divide em duas partes. Na primeira, é apresentada uma breve visão panorâmica do que vem a ser gênero discursivo propaganda impressa, suas características principais e os conceitos desenvolvidos pelo lingüista Maingueneau nas suas duas hipóteses: o primado do interdiscurso e uma prática intersemiótica. Na segunda, será feita uma análise do anúncio escolhido, do Greenpeace. A escolha deste material de análise se justifica pela própria forma como o anúncio é constituído.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edsônia de Souza Oliveira Melo, CEFEMT

    Mestra em Estudos de Linguagem, pela UFMT; professora de Português do Cefet-MT.

Downloads

Publicado

30-10-2008

Métricas


Visualizações do artigo: 0     PDF downloads: 0

Edição

Seção

Artigos