RESULTADOS DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM UEPS SOBRE O CUBO NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rosilei Justino da Silva rosi.jus@hotmail.com
    IFMT
  • Cristiano Rocha da Cunha cristiano.cunha@cba.ifmt.edu.br
    IFMT
  • Elizeu Martins de Oliveira Junior elizeuoliveira.junior@gmail.com
    UFPR https://orcid.org/0000-0003-2529-1556

10.0000/m2qvrq12

Palavras-chave:

Unidades de ensino, cubo, aprendizagem significativa, vídeo

Resumo

Quando se trata da aprendizagem escolar no Brasil, tem-se por meio das avaliações externas um conjunto de dados sobre a qualidade do aprendizado no sistema educacional vigente. Essas avaliações externas, PISA e SAEB, apontam que a aprendizagem no ensino médio brasileiro possui um déficit. Diante disso, este trabalho apresenta os resultados da aplicação de uma sequência didática em Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), elaborada de acordo com a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e da Teoria da Aprendizagem Multimídia (TAM) para o ensino de geometria espacial especificamente o poliedro cubo, em uma turma de alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Juína-MT. O objetivo deste estudo foi avaliar a contribuição uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) composta por vídeos na disciplina de matemática quanto ao desenvolvimento da aprendizagem significativa sobre o cubo. A análise buscou verificar evidências de aprendizagem significativa sobre os conceitos, volume e capacidade do cubo. Como resultado, percebeu-se que a UEPS com vídeos se apresentou como potencialmente significativa para o ensino e aprendizagem do poliedro cubo.

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Biografia do Autor

  • Cristiano Rocha da Cunha, IFMT

    Licenciado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Física Ambiental pelo PPGFA do Instituto de Física da UFMT. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT - Campus Cuiabá. Tem experiência nas seguintes áreas: Ensino de Física, Balanço de Energia em Superfícies Vegetadas e Balanço de Ondas. Atualmente é Professor e Orientador do ProfEPT (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) a nível de mestrado.

  • Elizeu Martins de Oliveira Junior, UFPR

    Possui graduação em Matemática (2014) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); obteve o título de Mestre (2015) e Doutor (2020) em Ciências Geodésicas (Geociências/Geomática) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba/PR trabalhando principalmente com Fotogrametria/Sensoriamento Remoto, Visão Computacional e Matemática Aplicada. Possui experiência nas áreas de Geociências e Matemática trabalhando principalmente com Fotogrametria, Processamento de Nuvens de Pontos 3D, Sistemas LiDAR Terrestres e Aerotransportados, Álgebra de Dual Quaternions, Inferência Bayesiana e Estatística. Atualmente é professor celetista da Faculdade AJES (Faculdade do Vale do Juruena) em Juina-MT e professor efetivo pela SEDUC/MT.

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Publicado

17-12-2020

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Edição

Seção

Multidisciplinar