RESULTADOS DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM UEPS SOBRE O CUBO NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
10.0000/m2qvrq12
Palavras-chave:
Unidades de ensino, cubo, aprendizagem significativa, vídeoResumo
Quando se trata da aprendizagem escolar no Brasil, tem-se por meio das avaliações externas um conjunto de dados sobre a qualidade do aprendizado no sistema educacional vigente. Essas avaliações externas, PISA e SAEB, apontam que a aprendizagem no ensino médio brasileiro possui um déficit. Diante disso, este trabalho apresenta os resultados da aplicação de uma sequência didática em Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), elaborada de acordo com a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e da Teoria da Aprendizagem Multimídia (TAM) para o ensino de geometria espacial especificamente o poliedro cubo, em uma turma de alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Juína-MT. O objetivo deste estudo foi avaliar a contribuição uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) composta por vídeos na disciplina de matemática quanto ao desenvolvimento da aprendizagem significativa sobre o cubo. A análise buscou verificar evidências de aprendizagem significativa sobre os conceitos, volume e capacidade do cubo. Como resultado, percebeu-se que a UEPS com vídeos se apresentou como potencialmente significativa para o ensino e aprendizagem do poliedro cubo.
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