A GÊNESE DA ESCOLA DE APREDIZES ARTÍFICES DE MATO GROSSO
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Resumo
Este estudo que se refere à gênese da Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso objetiva compreender o processo de sua criação e implantação entre os anos de 1909 e 1910. Para tanto, foram consultadas fontes documentais (legislação, regulamento, editais, relatórios, correspondências, notícias de jornais, elementos iconográficos e registros em geral) e bibliográficas localizadas em arquivos e bibliotecas. A análise partiu da consideração de que a instituição esteve integrada a um sistema educativo e envolvida no quadro de evolução de determinada comunidade, região; de que foi local de projetos arquitetados e fomentados a partir de aspectos culturais contextuais e próprios. Desse modo, verificou-se que sua origem resultou de um projeto nacional de educação profissional e sua instalação ocorreu precariamente devido às insuficiências de ordem pedagógica, material e financeira dos governos federal e local; mesmo assim a Escola dinamizou as relações educacionais, sociais e econômicas da cidade ao oportunizar a instrução profissional e as atividades de produção de artefatos aos alunos.
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