ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS RECURSOS PÚBLICOS DESTINADOS AO ENSINO MÉDIO PARA OS ESTADOS DAS REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE DO BRASIL

Autores

  • Rogério da Silva Matos rogerio.matos@alf.ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Mato Grosso

10.0000/15j0ja04

Palavras-chave:

Ensino Médio, DEA, Eficiência

Resumo

Atualmente existem algumas políticas públicas de incentivo a melhoria da Educação Básica no Brasil, em especial, o Ensino Médio passará por mudanças em sua atual configuração curricular, visando melhorar sua qualidade. No entanto, para aplicar tais políticas, faz-se necessário investimentos de recursos públicos por parte do governo, que as vezes, não são totalmente revertidos em melhorias do ensino. Nesse sentido, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), este trabalho tem como objetivo verificar a eficiência do investimento financeiro público destinado ao Ensino Médio, para os estados das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, durante os anos de 2011, 2013 e 2015. Os dados oficiais coletados para cada estado, através de sites do governo (FNDE, INEP e IBGE), foram analisados conforme a sua eficiência para cada ano, utilizando o modelo DEA-CCR. A análise permitiu verificar, dentro do cenário estudado e por meio das variáveis escolhidas quais dos estados das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil são mais eficazes na aplicação dos recursos públicos destinados ao Ensino Médio.

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Publicado

18-12-2019

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Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra