OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Tércio Leônidas de Almeida Junior tercioleonidas@bol.com.br
    UFMT
  • Luciane Almeida Gomes lualgomes@hotmail.com
    UFMT

10.0000/ya82tn72

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Escola

Resumo

O presente trabalho apresenta dados de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório que utilizou como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada, realizada com alunos de uma escola de Ensino Médio em Várzea Grande, com a intenção de identificar os sentidos que esses alunos, que já passaram pelo Ensino Fundamental, o que supõe anos de experiências ao longo de sua vida escolar, atribuem às aulas de Educação Física. Duas compreensões principais foram identificadas nas entrevistas, o esporte, como conteúdo principal dessas aulas e os conhecimentos sobre o corpo numa perspectiva de saúde, de cuidado. Apesar dos dados nos permitirem refletir sobre uma realidade específica, relacionada às aulas de Educação Física, o estudo pode indicar uma ampla necessidade de estudos e pesquisas que revelem a identidade da Educação Física no Ensino Médio a partir de outras realidades, estabelecendo a relação com as finalidades dessa etapa de ensino, a partir da cultura dos jovens sujeitos do Ensino Médio, assumindo a necessidade reconhecer a juventude e assumi-los como sujeitos do processo educativo nas aulas de Educação Física.

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Publicado

18-12-2019

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Edição

Seção

Ciências da Saúde