ENSINO DE FÍSICA PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO TERCEIRO GRAU INDÍGENA: UMA EXPERIÊNCIA MULTICULTURAL

Autores

  • Geison Jader Mello geison.mello@cba.ifmt.edu.br
    IFMT
  • Frederico Ayres de Oliveira Neto ayres@ufmt.br
  • Fernando Cesar Ferreira anderson.caires@ufms.br
  • Ema Marta Dunck Cintra ema.cintra@cba.ifmt.edu.br

10.0000/zd1km635

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ciência Ocidental, Cultura Indígena, Educação Intercultural

Resumo

Com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo, este artigo tem por objetivo apresentar o relato de uma experiência multi e intercultural de ensino-aprendizagem de física aplicada ao curso Terceiro. Grau Indígena da Unemat. As diversas etnias presentes no módulo presencial permitiram reflexões sobre as distintas formas de perceber e de descrever os fenômenos da Natureza. Embora isso tenha se apresentado, em princípio, em conflitos metodológicos aos docentes, tornou-se um rico espaço para se repensar estrategicamente as aulas para os estudantes. Os resultados apontam que, mesmo diante das diversidades culturais, os depoimentos dos alunos mostraram que houve uma rica troca de experiências, principalmente no que se refere à relação Homem/Natureza, além disso, apresentarem suas expectativas tanto de ensino quanto de inclusão com a Ciência trabalhada durante o módulo.

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Publicado

18-12-2019

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Edição

Seção

Ciências Humanas