AMBIENTES VIRTUAIS PARA O ENSINO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Ruy de Oliveira ruy@cba.ifmt.edu.br
  • Mário Anderson de Oliveira mario.oliveira@cba.ifmt.edu.br
  • Gabriela Gomes dos Santos gabi.gsantos@hotmail.com
  • Matheus Cândido Teixeira matheuscandido2009@gmail.com
  • Vitor Bruno de Oliveira Barth vbob@vbob.com.br

10.0000/qhtcjw03

Palavras-chave:

Ensino, Ambientes Virtuais, Inteligência Artificial

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) é parte integrante de diversos cursos nas áreas de Engenharia e Ciências da Computação, e o seu estudo é desafiador para professores e estudantes. Uma forma de melhorar a curva de aprendizagem deste tema pressupõe o uso de Ambientes Virtuais (AV), os quais proporcionam cenários gráficos e interativos para as soluções dos vários problemas em IA, o que torna o processo de ensino/aprendizagem bem mais intuitivo. Dessa forma, este trabalho propõe três AVs para soluções de problemas de busca clássicos, cotidianamente abordados nas disciplinas de IA: o problema do Caixeiro Viajante, do Labirinto e do Quebra-Cabeça de N Peças. Os AVs desenvolvidos possibilitam ao estudante não apenas alterar o código do algoritmo implementado, mas também incluir novos algoritmos, ou ainda testar novas heurísticas de seu interesse. Ao utilizar esses ambientes o estudante poderá visualizar o desenvolvimento passo a passo de cada solução, comparar o desempenho dos diferentes algoritmos, suas configurações, eficácia, completeza, entre outros parâmetros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AIAI. TravellingSalesmanAppArtificial Intelligence Applications Institute. School of Informatics. The University of Edinburgh., , 2011. a.

AIAI. MissionariesAndCannibalsAppArtificial Intelligence Applications Institute. School of Informatics. The University of Edinburgh., , 2011. b.

ALI, Zeyad; SAMAKA, Mohammad. ePBL: Design and Implementation of a Problem- based Learning Environment. In: IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE (EDUCON) 2013, Anais... [s.l: s.n.]

ÁVILA, Aluísio De et al. Simulação do Jogo Tic-Tac-Toe com o uso de Técnicas de Inteligência Artificial. [s. l.], p. 163–170, [s.d.].

BARELLA, Antonio; VALERO, Soledad; CARRASCOSA, Carlos. JGOMAS: New approach to AI teaching. IEEE Transactions on Education, [s. l.], v. 52, n. 2, p. 228–235, 2009.

BRYUKH. Labyrinth Algorithms. 2018.

CORMEN, Thomas H. et al. Introduction to Algorithms. 3rd. ed. [s.l.] : MIT Press, 2009.

CRESPO GARCÍA, Raquel M.; ROMÁN, Julio Villena; PARDO, Abelardo. Peer review to improve artificial intelligence teaching. Proceedings - Frontiers in Education Conference, FIE, [s. l.], p. 3–8, 2006.

DENERO, John; KLEIN, Dan. Teaching Introductory Artificial Intelligence with Pac-Man. Proceedings of the Twenty-Fourth AAAI Conference on Artificial Intelligence, [s. l.], p. 1885–1889, 2010.

DOGMUS, Zeynep; ERDEM, Esra; PATOGLU, Volkan. ReAct!: An interactive educational tool for AI planning for robotics. IEEE Transactions on Education, [s. l.], v. 58, n. 1, p. 15–24, 2015.

DOREA, Fábio W. T. et al. EscapeVR : Labirinto em Realidade Virtual para Auxiliar na Aprendizagem de Algoritmos de Busca. [s. l.], n. Cbie, p. 363–370, 2017.

DRAMAIX, Julien. Sliding puzzle. 2012.

FERNANDES, Marcelo A. C. Problem-based learning applied to the artificial intelligence course. Computer Applications in Engineering Education, [s. l.], v. 24, n. 3, p. 388–399, 2016.

GOLDBARG, Marco; GOLDBARG, Elizabeth. Grafos: Conceitos, algoritmos e aplicações. [s.l.] : Elsevier, 2012.

GOOGLE. Angular. 2018.

GRIVOKOSTOPOULOU, Foteini; PERIKOS, Isidoros; HATZILYGEROUDIS, Ioannis. Using semantic web technologies in a web based system for personalized learning AI course. Proceedings - IEEE 6th International Conference on Technology for Education, T4E 2014, [s. l.], p. 257–260, 2014.

HAYKIN, S. S. Redes Neurais. 2nd. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.

KIRKPATRICK, S.; GELATT, C. D.; VECCHI, M. P. Optimization by Simulated AnnealingSCIENCE, , 1983.

KORF, Richard E.; SCHULTZE, Peter. Large-Scale Parallel Breadth-First Search. [s. l.], p. 1380–1385, 2005.

LOTZ, Sebastian. Travelling Salesman Problem. 2014.

MARKOVIC, Marko et al. INSOS - Educational system for teaching intelligent systems. Computer Applications in Engineering Education, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 268–276, 2015.

MISHRA, Swati. Maze Solving Algorithms for Micro Mouse. [s. l.], p. 86–93, 2008.

PANTIC, Maja; ZWITSERLOOT, Reinier; GROOTJANS, R. J. Teaching Introductory Artificial Intelligence Using a Simple Agent Framework. IEEE Transactions on Education, [s. l.], v. 48, n. 3, p. 382–390, 2005.

PINTO, L. et al. Simulador de Mercados Baseado em Jogos Evolucionários e Algoritmos Genéticos. [s. l.], p. 698–704, 2003.

ROCHA, Anderson; DORINI, Leyza Baldo. Algoritmos gulosos: definições e aplicaçõesCampinas, 2004.

RUSSEL, Stuart; NORVIG, Peter. Artificial Intelligence: A Modern Approach. 3rd. ed. [s.l: s.n.].

SILVA, Rafael Castro G.; PARPINELLI, Rafael S. Analise do Desempenho de Algoritmos Clássicos de Busca de Caminho em Ambiente de Navegacão. [s. l.], 2015.

TRINDADE, Eder L. et al. Algoritmos de busca em tempo real aplicados a jogos digitais. [s. l.], n. September 2014, 2008.

YOON, Du Mim; KIM, Kyung Joong. Challenges and Opportunities in Game Artificial Intelligence Education Using Angry Birds. IEEE Access, [s. l.], v. 3, p. 793–804, 2015.

Downloads

Publicado

02-09-2019

Métricas


Visualizações do artigo: 0     PDF downloads: 0

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra