AMBIENTES VIRTUAIS PARA O ENSINO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
10.0000/qhtcjw03
Palavras-chave:
Ensino, Ambientes Virtuais, Inteligência ArtificialResumo
A Inteligência Artificial (IA) é parte integrante de diversos cursos nas áreas de Engenharia e Ciências da Computação, e o seu estudo é desafiador para professores e estudantes. Uma forma de melhorar a curva de aprendizagem deste tema pressupõe o uso de Ambientes Virtuais (AV), os quais proporcionam cenários gráficos e interativos para as soluções dos vários problemas em IA, o que torna o processo de ensino/aprendizagem bem mais intuitivo. Dessa forma, este trabalho propõe três AVs para soluções de problemas de busca clássicos, cotidianamente abordados nas disciplinas de IA: o problema do Caixeiro Viajante, do Labirinto e do Quebra-Cabeça de N Peças. Os AVs desenvolvidos possibilitam ao estudante não apenas alterar o código do algoritmo implementado, mas também incluir novos algoritmos, ou ainda testar novas heurísticas de seu interesse. Ao utilizar esses ambientes o estudante poderá visualizar o desenvolvimento passo a passo de cada solução, comparar o desempenho dos diferentes algoritmos, suas configurações, eficácia, completeza, entre outros parâmetros.
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