METODOLOGIAS DE DISPOSIÇÃO DE REJEITOS DE MINÉRIO DE FERRO PARA SUBSTITUIR AS BARRAGENS DE REJEITOS

Autores

  • Heloisa das Graças de Ávila Fonseca heloisaasdp@hotmail.com
    UEMG
  • Júnia Soares Alexandrino juniaalexandrino@yahoo.com.br
    UEMG
  • Telma Ellen Drumond Ferreira telmaellen@hotmail.com
    UEMG

10.0000/v6b1tz32

Palavras-chave:

Minério de Ferro, Barragens de Rejeito, Técnicas Alternativas

Resumo

A lavra de minérios de ferro com teores cada vez mais baixos aumentou significativamente a quantidade de rejeitos produzidos e, consequentemente, a dimensão das barragens de contenção de rejeitos. Diante das inúmeras falhas com barragens de rejeitos que vêm ocorrendo, técnicas alternativas para disposição dos rejeitos estão sendo desenvolvidas. Este trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica, buscou identificar quais são as metodologias alternativas para disposição do rejeito de minério de ferro, como substituição das tradicionais barragens. As principais técnicas identificadas foram: rejeitos espessados e em pasta, rejeitos filtrados, disposição em cava exaurida, codisposição compartilhada de rejeitos e estéreis, disposição subaérea e empilhamento drenado. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica, baseando-se em livros, artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Os resultados apresentados mostraram que as técnicas alternativas de disposição de rejeitos são viáveis de aplicação e são mais seguras do ponto de vista ambiental e social do que as barragens de contenção de rejeitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALEVAN, G. M.; PIRES, A. C. G.; RIBEIRO, L. F. M. Análise das possibilidades de depósito de estéreis e rejeitos de mineração: as vantagens da codisposição e da disposição compartilhada. 10° Simpósio Nacional de Qualidade Ambiental – Regulamentação Ambiental, Desenvolvimento e Inovação, Porto Alegre, 2016.

BOWKER, Lindsay Newland; CHAMBERS, David M. In the dark shadow of the supercycle tailings, failure risk & public liability reach all-time highs. MDPI, 2017.

CHAMBERS, David M. Long term risk of releasing potentially acid producing waste due to tailings dam failure. 9 th International Conference on Acid Rock Drainage (ICARD), Ottawa ON, Canada, 2012.

FIGUEIREDO, Marcelo Marques. Estudo de metodologias alternativas de disposição de rejeitos para a Mineração Casa de Pedra – Congonhas/Mg. 2007. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Ouro Preto, Programa de Pós-Graduação em Geotecnia do Núcleo de Geotecnia da Escola De Minas, Ouro Preto,

GALBIATTI, Henry Francisco. Ruptura oblíqua condicionada por falha transcorrente na cava a céu aberto da Mina do Cauê, Itabira, Mg.2006. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Ouro Preto, Programa de Pós-Graduação em Geotecnia do Núcleo de Geotecnia da Escola De Minas, Ouro Preto.

GOMES, Márcio Fernando Mansur. Metodologia de análise hierárquica aplicada para escolha do sistema de disposição de subprodutos da mineração com ênfase nos rejeitos de minério de ferro.2009. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Ouro Preto, Programa de Pós-Graduação em Geotecnia do Núcleo de Geotecnia da Escola De Minas, Ouro Preto.

GUIMARÃES, Nilton Caixeta. Filtragem de rejeitos de minério de ferro visando a sua disposição em pilhas. 2011. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Belo Horizonte.

ICOLD, International Commission on Large Dams. Tailings dams’ risk of dangerous occurrences - Lessons learnt from practical experiences. Bulletin 121, 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (IBAMA). Rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) destruiu 269,84 hectares. 2019. Disponível em:

< https://www.ibama.gov.br/noticias/730-2019/1881-rompimento-de-barragem-da-vale-em-brumadinho-mg-destruiu-269-84-hectares >. Acesso em: 29 abril 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO (IBRAM). Gestão e Manejo de Rejeitos da Mineração/Instituto Brasileiro de Mineração; organizador, Instituto Brasileiro de Mineração. 1.ed. Brasília: IBRAM, 2016.

LIMA, Luciana de Morais Kelly. Retroanálise da formação de um depósito de rejeitos finos de mineração construído pelo método subaéreo. 2006. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Ouro Preto, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Ouro Preto.

LOZANO, Fernando Arturo Erazo. Seleção de Locais para barragens de rejeitos usando o método de análise hierárquica. 2006. Dissertação (Mestrado) — Universidade do Estado de Saõ Paulo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica, São Paulo.

LUZ, A. B; LINS, F. A. F. Introdução ao tratamento de minérios. Tratamento de minérios. 5. ed., Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2010.

MILONAS, Joice Gonçalves. Análise do processo de reconstituição de amostras para caracterização do comportamento de barragens de rejeitos de minério de ferro em aterro hidráulico. 2006. Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Brasília.

NORONHA, Ligia. Mine Tailings Storage: safety is no accident. A UNEP Rapid Response Assessment. United Nations Environment Programme and GRID-Arendal, Nairobi and Arendal. 2017.

PEIXOTO, Cláudio Lineu Pereira. Proposta de nova metodologia de desaguamento de rejeitos em polpa. 2012. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Ouro Preto, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica, Ouro Preto.

PEREIRA, Eleonardo Lucas. Estudo do potencial de liquefação de rejeitos de minério de ferro sob carregamento estático. 2005. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Ouro Preto, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Ouro Preto.

PORTES, Andréa Míriam Costa. Avaliação da disposição de rejeitos de minério de ferro nas consistências polpa e torta. 2013. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes, Belo Horizonte.

PRESOTTI, Ednelson da Silva. Influência do teor de ferro nos parâmetros de resistência de um rejeito de minério de ferro. 2002. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Ouro Preto, Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Ouro Preto.

SILVA, Raika Katiuscia Alves. Co-disposição e disposição compartilhada de rejeitos e estéreis em cava exaurida. 2014. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Ouro Preto, Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Ouro Preto.

UNEP, United Nations Environment Programme. Mine Tailings Storage: Safety Is No Accident. A UNEP Rapid Response Assessment. United Nations Environment Programme and GRID-Arendal, Nairobi and Arendal. 2016.

WISE. World Information Service on Energy and Uranium- Project. Chronology of major tailings dam failures. 2017.

Downloads

Publicado

02-09-2019

Métricas


Visualizações do artigo: 0     PDF downloads: 0

Edição

Seção

Engenharias