A PRÁTICA DO YOGA NA ESCOLA: ELEMENTOS PRELIMINARES E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO
10.0000/kbkds608
Palavras-chave:
Neurociência do aprendizado, Ensino-aprendizagem, Corpo-mente, Embodied cognitionResumo
Trata-se de um recorte da pesquisa, em nível de mestrado, “Influência de um programa de consciência corporal em estudantes do ensino médio”, que foi realizada no IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista, cujo objetivo é verificar a influência do corpo em movimento para o progresso dos processos cognitivos. Neste delineamento, evidenciamos os resultados preliminares acerca da prática do yoga na escola, bem como identificamos as percepções iniciais dos estudantes envolvidos no programa. Com tipologia pesquisa-ação de abordagem qualitativo-quantitativa, esta etapa do estudo se desenvolveu entre os meses de fevereiro e março de 2019. Para a produção de dados, utilizamos questionários e protocolos específicos da área da Educação Física e Psicologia. As intervenções se caracterizaram pelo desenvolvimento de aulas práticas de yoga que visavam promover ações biodinâmicas e reflexivas. Os resultados preliminares demonstraram que, após quatro seções de yoga, os participantes aumentaram seus níveis de flexibilidade em aproximadamente três centímetros. Verificou-se que 51% dos estudantes não praticam atividades físicas de intensidades moderadas ou vigorosas por cinco ou mais dias durante uma semana. Quanto à realização de práticas que promovam a concentração, o relaxamento e/ou autorreflexão, observou-se que 57% dos pesquisados nunca vivenciaram essas atividades. Contudo, ambos os grupos reconheceram a relevância desse tipo de vivência no ambiente escolar, demonstrando estarem satisfeitos perante as atividades propostas, avaliando-as em sua ampla maioria como “ótimas”. Nesta perspectiva, acreditamos que tais vivências possibilitarão uma visão mais contextualizada acerca da relevância das intervenções sistêmicas nos fatores motores e cognitivos, o que possibilita melhor formação biopsicossocial e acadêmica.
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