RACISMO E PRECONCEITO RACIAL VIVENCIADOS POR ESTUDANTES DE BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO (IFMT)

Autores

  • Tatiane de Oliveira tatioliveirasp@hotmail.com
    Instituto Federal de Mato Grosso
  • Keyla Christina Almeida Portela keyla.portela@ifpr.edu.br
  • Alexandre José Schumacher alexandre.schumacher@ifpr.edu.br

10.0000/zy6sb782

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, educação, racismo

Resumo

Este trabalho busca compreender se os/as estudantes do curso de Bacharelado em Secretariado Executivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva já sofreram racismo e/ou preconceito racial, com foco na estética, na fase da infância e da adolescência. A metodologia utilizada para produção dos dados foi de abordagem qualitativa e o instrumento de coleta dos dados foi um questionário semiestruturado on-line pelo google survey enviados para todos/as os/as estudantes desse curso. Os resultados evidenciaram que os/as estudantes sofreram preconceito racial nas escolas pelo fato de terem cabelo crespo/afro e na própria casa com a família. Os dados evidenciam também que as práticas pedagógicas da gestão escolar e dos/as professores/as em favor desses sujeitos foram insuficientes. Diante dessa realidade surge a proposta de uma análise futura junto às escolas de ensino fundamental e médio com intuito de evitar ou minimizar o preconceito racial na fase da infância e da adolescência, trabalho articulado com os pais, dessa forma, evitará possíveis traumas carregados até a vida adulta.

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Publicado

02-09-2019

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Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas