A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA E A IMPLICAÇÃO DESTA NA COLONIEDADE DA EDUCAÇÃO INDÍGENA: O CASO DOS CHIQUITANO

Autores

  • Ema Marta Dunck Cintra ema.cintra@cba.ifmt.edu.br
    IFMT

10.0000/4baf3462

Palavras-chave:

Pensamento Colonial, Educação Indígena, Decoloniedade

Resumo

A história da colonização do Brasil significou a coloniedade dos indígenas que habitavam esses espaços. Estudos apontam os efeitos negativos dessa colonização sobre os nativos e o que isso significou em termos de aniquilamento de povos e de línguas. Somente em 1988 é que essas populações começam a vislumbrar novas possibilidades educativas, entre elas a de ter uma escola que contemple os seus conhecimentos ancestrais e sua língua materna. Este artigo, tendo como exemplo o que ocorreu com o povo indígena Chiquitano, e pautado em pesquisa bibliográfica e de campo, objetiva historicizar a educação que fora imposta aos povos indígenas brasileiros e aponta as mudanças que gradativamente emergiram a partir da Constituição Cidadã.

 

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Publicado

12-03-2018

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