FORMAÇÃO DE ALUNOS-LEITORES NO AMBIENTE DA SALA DE AULA

Autores

  • Marlene Rodrigues da Silva marlene.silva@ifmt.cba.com.br
    IFMT - Campus Cuiabá

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Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa-interpretativa realizada em 2005, em duas escolas públicas de Cuiabá-MT, situadas em espaços geográficos distintos, por entender que, assim, tería uma visão mais ampla do contexto sociocultural em que se dá a formação de alunos-leitores. Foram sujeitos desta pesquisa alunos de 8ª série do Ensino Fundamental e duas professoras de Língua Portuguesa das turmas investigadas. Ancorada na concepção de linguagem como prática dialógica postulada por Mikhail Bakhtin e no conceito de leitura como um processo sócio-discursivo, analisei os dados coletados em sala de aula, de onde emergiram categorias de leitura oriundas de práticas de leituras em que predominou a oralização.

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Biografia do Autor

  • Marlene Rodrigues da Silva, IFMT - Campus Cuiabá

    Mestra em Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); professora de Língua Portuguesa do IFMT – Campus Cuiabá.

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Publicado

01-11-2010

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Artigos