APLICAÇÃO DE ANÁLISE DERIVATIVA AO ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DA ÁGUA EM UMA REGIÃO DO RIO PARANÁ

Autores

  • Thiago Statella thiago.statella@cba.ifmt.edu.br
    IFMT - Campus Cuiabá
  • Germán Torrijos Cadena germantorrijos@gmail.com
    Faculdade do Meio Ambiente e Recursos Naturais da Universidade Distrital Francisco José de Caldas

10.0000/dgvfgf51

Resumo

Este trabalho estimou o fator de refletância da água em alguns pontos do rio Paraná em conjunto com outras medidas de campo para obter a caracterização aproximada da composição do corpo d’água naquela região. O fator de reflectância foi medido com um espectro-radiômetro e as curvas geradas passaram por uma análise derivativa. Os dados coletados demonstraram que as respostas espectrais provenientes do rio Paraná apresentam baixos valores de fator de reflectância. A análise dos dados mostrou que a concentração de sedimentos é mais significativa nos pontos estudados que a concentração de clorofila.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Statella, IFMT - Campus Cuiabá

    Mestre em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista; professor do Depto de Construção Civil do IFMT – Campus Cuiabá.

  • Germán Torrijos Cadena, Faculdade do Meio Ambiente e Recursos Naturais da Universidade Distrital Francisco José de Caldas

    Engenheiro Cadastral e Geodésico, pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas; professor titular da Faculdade do Meio Ambiente e Recursos Naturais da Universidade Distrital Francisco José de Caldas, em Bogotá-Colômbia.

Downloads

Publicado

01-11-2010

Métricas


Visualizações do artigo: 0     PDF downloads: 0

Edição

Seção

Artigos