O “GAP” ENTRE O PERFIL PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES FORMADOS PELO CEFET-MT E AS DEMANDAS DO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Joaquim de Oliveira Barbosa joaquim.barbosa@cba.ifmt.edu.br
    IFMT - Campus Cuiabá

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Resumo

Este estudo objetivou identificar lacunas entre a qualificação profissional oferecida pelo sistema educacional no Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (Cefet-MT)2 e o perfil profissional demandado pelo mercado de trabalho. Teve-se como referência as competências e habilidades das matrizes curriculares dos cursos de Eletrotécnica, Eletrônica, Telecomunicações e Automação e Controle3. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram lacunas – gaps – entre os dois perfis, tais como: práticas desatualizadas, vocabulário inadequado, trabalho em equipe, etc. Estes gaps mostram a necessidade de uma revisão do sistema de formação, em especial no que diz respeito a currículos, metodologias, laboratórios e uma melhor interação dos docentes com o sistema produtivo/mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

  • Joaquim de Oliveira Barbosa, IFMT - Campus Cuiabá

    Doutor em Educação e Ciências, pela Universidade Federal de Mato Grosso, e em Engenharia Biomédica, pela Biomedical Engeneering Research Center (Berc) – Inglaterra; professor do Depto de Eletroeletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá.

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Publicado

31-10-2009

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