DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM VÁRZEA GRANDE - MT

Autores

  • Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani marciacoffani@hotmail.com
    UFMT
  • Emilaine Sabino Correa marciacoffani@hotmail.com

10.0000/fxpa8m55

Palavras-chave:

DANÇA, PROFESSOR, EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar o ensino da Dança no currículo das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II, em oito escolas do município de Várzea Grande – MT. Os referenciais teóricos que embasaram as análises das relações entre a Dança e a Educação Física Escolar foram Gaspari (2005), Marques (2007), Strazzacappa (2001), Lomakine (2007), Brasil (1997-1998), González e Fraga (2012), Fensterseifer e Silva (2011) entre outros, que incorporados aos discursos dos participantes pesquisados, nos possibilitaram o entendimento no que se refere à presença limitada da Dança como conteúdo educativo nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e se configurou como um relato descritivo. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, um questionário com questões abertas e organizadas em eixos denominados de Perfil pessoal e profissional; Atuação profissional no Ensino Fundamental II e O ensino da dança em aulas de Educação Física. Consideramos que dar visibilidade aos significados atribuídos por professores em relação a esse conteúdo poderá contribuir para o repensar das práticas formação e sua legitimidade no currículo escolar.

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Publicado

18-12-2019

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Edição

Seção

Ciências da Saúde