DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM VÁRZEA GRANDE - MT
10.0000/fxpa8m55
Palavras-chave:
DANÇA, PROFESSOR, EDUCAÇÃO FÍSICAResumo
A pesquisa teve como objetivo investigar o ensino da Dança no currículo das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II, em oito escolas do município de Várzea Grande – MT. Os referenciais teóricos que embasaram as análises das relações entre a Dança e a Educação Física Escolar foram Gaspari (2005), Marques (2007), Strazzacappa (2001), Lomakine (2007), Brasil (1997-1998), González e Fraga (2012), Fensterseifer e Silva (2011) entre outros, que incorporados aos discursos dos participantes pesquisados, nos possibilitaram o entendimento no que se refere à presença limitada da Dança como conteúdo educativo nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e se configurou como um relato descritivo. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, um questionário com questões abertas e organizadas em eixos denominados de Perfil pessoal e profissional; Atuação profissional no Ensino Fundamental II e O ensino da dança em aulas de Educação Física. Consideramos que dar visibilidade aos significados atribuídos por professores em relação a esse conteúdo poderá contribuir para o repensar das práticas formação e sua legitimidade no currículo escolar.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte - Dança. Brasília: SEF/ MEC, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília: SEF/ MEC, 1997.
BRASILEIRO, L. T. O ensino da dança na Educação Física: formação e intervenção pedagógica em discussão. Motriz, Rio Claro, v.14 n.4, p.519-528, out./dez. 2008.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1992.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 2005.
EHRENBERG, M. C.; GALLARDO, J. S. P. Dança: conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física Escolar. Motriz, Rio Claro, v.11, n.2, p.111-116, mai./ago. 2005.
FARO, A. J. Pequena história da dança. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
FENSTERSEIFER, P. E.; SILVA, M. A. Ensaiando o novo em educação física escolar: a perspectiva de seus atores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. vol. 33. n.1 Porto Alegre Mar. 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra, 2012.
KLEINUBING, N. D.; SARAIVA M. C. Educação Física escolar e dança: percepções de professores no ensino fundamental. Movimento. Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
LOMAKINE, L. Fazer, conhecer, interpretar e apreciar: a dança no contexto da escola. In: SCARPATO, M. (Org.). Educação física: como planejar aulas de educação básica. São Paulo: Avercamp, 2007.
MARQUES, I. A. Dançando na escola. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
_________.Dançando na Escola. Motriz - Volume 3, N. 1, Junho. 1997.
MALDONADO, D. T.; BOCCHINI, D. Educação Física Escolar e as três dimensões do conteúdo: Tematizando as danças na escola pública. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 12, n. 1, p. 181-200, jan./mar. 2014.
MEDINA, J. et al. As Representações da Dança: uma Análise Sociológica. Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 02, p. 99-113, maio/agosto de 2008.
SEDUC- MT. Orientações Curriculares: Área de Linguagens: Educação Básica. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá, 2010.
PACHECO, A. J. P. Educação Física e dança: uma análise bibliográfica. Pensar a Prática. 2: 156-171, Jun./Jun. 1998-1999.
PINHEIRO, V. L. R. Refletindo a prática da dança no contexto da Educação Física no 7º ano da Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz. Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília- Polo Unifap, Macapá, 2012.
PIRES, M. T. Conteúdo de dança na Educação Física escolar nas séries finais do ensino fundamental do município de Içara/SC. Faculdade de Educação Física, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Santa Catarina, 2015.
SANTOS, E. S. O. A dança na Educação Infantil. In: MOREIRA, E.C. (Org). A Educação Física na rede municipal de Cuiabá: uma proposta de construção coletiva. Cuiabá: EdUFMT, 2012.
_________. A dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: MOREIRA, E.C. (Org). A Educação Física na rede municipal de Cuiabá: uma proposta de construção coletiva. Cuiabá: EdUFMT, 2012.
__________. A dança nos anos finais do Ensino Fundamental. In: MOREIRA, E.C. (Org). A Educação Física na rede municipal de Cuiabá: uma proposta de construção coletiva. Cuiabá: EdUFMT, 2012.
SILVA, J. P. A Dança no contexto da cultura escolar: olhares de professores e alunos de uma escola pública do ensino fundamental. 2010. 57 f. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.
STRAZZACAPPA, M. Dança na educação: discutindo questões básicas e polêmicas. Pensar a Prática. 6: 73-85, Jul./Jun. 2002-2003.
_________. A educação e a fábrica de corpos: A dança na escola. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 53, abril/2001.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 2 PDF downloads: 0