A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA - E SUAS INTERFACES COM A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E SEU PÚBLICO ALVO

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Palavras-chave:

Pátria Educadora, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas

Resumo

Resumo: O presente artigo analisa as políticas para a educação, garantida pela Organização das Nações Unidas e seus países membros. Assegurado no seu artigo 26 no qual expressa que: “Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória.” A análise buscou compreender as características dos discentes a quem se propõe a EJA, a formação inicial e continuada e os desafios que se apresentam, para que essa modalidade se firme com políticas efetivas e específicas para a modalidade. Compreende-se que uma política de Educação ao Longo da Vida, nas suas práticas institucionalizadas ou não, pode contribuir em grande medida à concretização de uma Pátria Educadora, desde que haja o fortalecimento de uma cidadania ativa e participativa na medida em que se adotar a participação social como método na sua construção.

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Biografia do Autor

  • Selma Baia Batista, UFMT

    Possui graduação em Licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor colaborador da Universidade Federal de Mato Grosso, Professor da Faculdade Integrada Candido Rondon. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: tecameba, ecologia, protozoarios, solo, pesticidas, diversidade microbiana, estress hidrico, atividade enzimática, solo, ddge, solo, amazonia e pesticida, chromobacteria violaceum, violaceinana.

  • Elma de Oliveira, INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR VANGUARDA

    Possui formação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, professora concursada pela Secretaria  Estadual de Educação e pela Secretaria Municipal de Educaçao-Arenapolis-MT. Mestranda pelo Instituto de Ensino Superior Vanguarda.

     

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

17-12-2020

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Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes