O PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A OBJETOS A SUA DIFICULDADE DE APRENDIZADO
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Resumo
No processo de ensino-aprendizagem de linguagem de programação orientada a objetos, verificou-se que grande parte dos estudantes apresenta dificuldades em assimilar as abstrações envolvidas. Preocupados com os resultados obtidos pelos alunos no aprendizado dessa linguagem, resolveu-se fazer este estudo na tentativa de encontrar a principal dificuldade e, se possível, identificar fatores que permitam apontar justificativas para ela, durante o aprendizado da Linguagem de Programação Orientada a Objetos (LPOO). A metodologia utilizada para esta pesquisa foi composta de 150 questionários respondidos pelos alunos de cinco instituições de ensino superior de Cuiabá. Concluiu-se que uma das dificuldades apontadas pelos alunos foi a metodologia para o desenvolvimento da linguagem java, utilizando uma IDE, o NETBEANS. Nesse caso, o índice de reprovação nesse caso foi de 62%. Com o uso do computador, porém usando apenas um editor simples, o índice de reprovação apresentado caiu para 31%. Pode-se constatar que a IDE utilizada pode desviar o foco do aprendizado dos conceitos de Orientação a Objetos (OO), por ser complexa para o aluno que está sendo iniciado nesse processo. Outro fator apontado pelos alunos sugere que o aprendizado seria facilitado se, primeiro, fosse estudada a Linguagem de Programação Estruturada (LPE) e, posteriormente, a Linguagem de Programação Orientada a Objetos. Observaram-se os resultados de alunos que estudaram somente LPOO e o índice de reprovação foi de 45%, ou seja, menor do que aqueles que estudaram primeiro LPE e, posteriormente, LPOO.
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