AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
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Palavras-chave:
Afetividade, Anos Inicias, Ensino e Aprendizagem, Formação Inicial e ContinuadaResumo
O presente artigo, tem o objetivo principal analisar a afetividade a partir do processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como metodologia, recorreu-se a revisão literária ao consultar bases bibliográficas disponíveis em sites nacionais, assim como obras que abordam a temática proposta a luz de Wallon (1981, 1986, 2007), Almeida e Mahoney (2012) e Tiba (2003). Haja visto, que no âmbito educacional, as análises e reflexões estão presentes nas principais teorias do desenvolvimento da criança. Por meio dessa reflexão a respeito das fases de estágios, nas perspectivas waloniana, procurou-se relacionar a dicotomia entre o ensino e aprendizagem e a afetividade no cotidiano escolar, principalmente no que tange à relação professor e aluno. Concluiu-se por meio das leituras, que a afetividade torna-se grande aliada dos educadores, ao qual deve ser fomentada a partir da formação inicial e continuada em prol da qualidade da Educação Básica e da relação com saber dos alunos.
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